No histórico treino aberto deste sábado, coisa que não acontecia alguns anos, foram milhares de portistas que se deslocaram até ao Estádio do Dragão para o ensaio antes do último jogo de preparação frente à Lazio, no domingo à noite. Jogo que antecipa o primeiro jogo oficial, dia 16 de Agosto, contra o Sporting. Os Super Dragões também marcaram presença no treino de hoje, mostrando o seu apoio incondicional à equipa.
Integralmente aberto a sócios e acompanhantes, o treino deste sábado dos Tricampeões Nacionais foi seguido de perto por mais de cinco mil Portistas, que aproveitaram ao máximo a oportunidade de perceberem como funciona o dia-a-dia de trabalho do plantel azul e branco.

Desenrolado no Estádio do Dragão, onde o F.C. Porto defronta amanhã a Lázio, num jogo particular marcado para as 20h45, o apronto despertou a curiosidade e o interesse de um largo número de adeptos, que se fez notar ainda antes do arranque do ensaio, preenchendo desde cedo a Praça circundante com muita alegria e grande entusiasmo.
Já nas bancadas, receberam os jogadores com fortes aplausos e mensagens de carinho, gestos repetidos várias vezes no decurso do treino, que principiou ao som da música que animava, no exterior do Estádio, uma iniciativa de promoção da escola de futebol Dragon Force.
A sessão de trabalho, certamente memorável para os milhares de Portistas (incluindo alguns emigrantes) que se deslocaram ao espaço de preferência azul e branco, contemplou um exercício de «meiinho», outro de corrida e, por fim, uma «peladinha», que prendeu de forma especial a atenção dos espectadores, presenteados com belas jogadas, pormenores deliciosos e muitos golos.
A pontaria de Lisandro foi a que se revelou mais afinada, mas o remate concretizado que motivou maiores aplausos acabou por pertencer a… Ventura. Convertido em jogador de campo, o jovem guarda-redes não se rogou na altura de chutar à baliza, levando o público ao delírio.
Do ensaio desta manhã, que finalizou a preparação para a recepção aos italianos da Lázio, importa ainda dizer que Jesualdo Ferreira voltou a não poder contar com Rabiola e Sektioui. O avançado continua em tratamento (hoje já fez também alguns exercícios com bola) e o extremo tornou a desenvolver treino condicionado.