
Assunto Quaresma:
Jesualdo Ferreira não quis confirmar se Quaresma vai fazer parte da lista de convocados para o jogo de sábado com o Sporting mas garantiu que "nada relacionado" com o jogador "prejudica a equipa".
"Não há qualquer negociação por detrás disto", disse, frisando ainda que também não está em causa uma decisão administrativa.
Antevisão da época:
"O FC Porto está mais forte em relação à última época” e que os jogadores estão mais “maduros e evoluídos”.
O treinador fazia a antevisão da partida de sábado frente ao Sporting, no Algarve, referente à Supertaça Cândido de Oliveira. Na opinião de Jesualdo Ferreira, “a equipa fez uma evolução rápida, mas ainda longe de ser segura”. “A equipa parece que não perdeu ninguém (casos de Bosingwa e Paulo Assunção), mas ainda não está segura”, referiu, considerando que o plantel está “mais equilibrado e competitivo”. O treinador, referindo-se à evolução “rápida e segura” da equipa tendo em vista as alterações operadas, afirmou que “o FC Porto apresenta ainda um fato mais largo do que o corpo que tem”.
Jesualdo Ferreira defendeu que o FC Porto, que conquistou o tricampeonato sem contestação e indiferente a todas as polémicas (numa alusão ao processo “Apito Final”), parte para a nova época “como favorito”. “O fato que vestimos é o de campeão nacional e é o que vamos querer vestir até ao final da época, nem que termine todo roto”, referiu Jesualdo Ferreira, acrescentando que “se chegar ao fim impecável, melhor”.
Sporting e a Supertaça:
O encontro de sábado com o Sporting, que abre a época de 2008/2009, reedita finais recentes perdidas para os leões pelo FC Porto, nomeadamente a última Taça de Portugal e Supertaça, mas Jesualdo Ferreira defende que não há jogos iguais. “O Sporting venceu o ano passado a Taça de Portugal e a Supertaça, mas perdeu o campeonato para o FC Porto com 20 pontos de atraso”, recordou o treinador, defendendo que uma final é sempre para ganhar. Jesualdo Ferreira considerou que o Sporting está também mais forte porque foi de entre as equipas habituais candidatas ao titulo a que menos mudou em relação à ultima época, reforçando-se com jogadores que já conhece.
Os outros candidatos:
A concluir a apreciação aos habituais candidatos, admitiu também, pelo que já teve oportunidade de observar, que o Benfica está também mais competitivo em relação à última temporada. Mas, mais que se preocupar com a evolução das equipas adversárias, Jesualdo Ferreira acredita na sua e reconhece que “os indicadores não deixam duvidas” de que “está melhor” e ”com os jogadores mais fortes, evoluídos e adultos”. “Embora os resultados muitas vezes não sejam coincidentes com este tipo de análise e conclusão”, ressalvou o treinador, recordando que a principal preocupação, amplamente conseguida, foi a de integrar os novos jogadores
O árbitro Carlos Xistra:
Questionado sobre se o árbitro Carlos Xistra seria um problema ou uma boa solução para dirigir o jogo da Supertaça com o Sporting, no estádio do Algarve, Jesualdo Ferreira formulou o desejo de que passe despercebido. “Espero que não seja um problema idêntico ao que tivemos no final da Supertaça do ano passado e no fim espero que seja uma boa solução”, respondeu Jesualdo Ferreira, desejando que o juiz faça uma boa exibição.
Adeptos:
"Não temo o afastamento dos adeptos, pelo contrário. Aliás, antes de mais, deixe-me felicitar os adeptos do F.C. Porto, que estiveram em grande número no Estádio do Dragão, quer no jogo de apresentação (42 mil pessoas), quer no jogo contra a Lázio (37 mil pessoas). Em relação ao jogo da Supertaça, já temos oito mil bilhetes vendidos e, por isso, fica desde já o meu agradecimento e de todos à massa associativa do F.C. Porto. Fundamentalmente, o que queremos é encontrar o estádio cheio de Portistas e, como tal, o convite que fica é que comprem os 1.200 bilhetes que faltam vender."